Dress Code

Dress Code

Dress Code: Aprenda a decifrar os trajes exigidos em convites para festas e acerte no que vestir!

 

Quando você recebe um convite para uma festa que diz “traje passeio completo” ou “traje tenue de soirée” você sabe como se vestir? Fica desesperada e liga, imediatamente, para uma amiga chique que entende destas coisas?

Então, neste post vou ensinar como você deve vestir em diferentes ocasiões, para que nunca mais fique insegura e saiba o que usar em cada tipo de traje!

Vamos lá!

 

Traje esporte

Ocasiões: Almoços, exposições, teatro, cinema, etc.

Pode usar vestidos, calça comprida e camisa, terninhos em tecidos opacos, tudo mais à vontade. Saia e blusa, um tricô, ou mesmo um jeans bacana.

No calor, tecidos leves como crepes, gabardine, algodões. No frio, tecidos mais encorpados como lãs.

Assim, use acessórios e maquiagem bem discreta. Não precisa usar salto alto, mas se você quiser, tudo bem.

Traje Esporte

Traje passeio, tenue de ville ou esporte fino

Ocasiões: Almoços, conferências, vernissages, coquetéis, teatro, etc.

Você tem que dar uma “caprichadinha” na roupa! Pode usar vestidos mais elegantes, tailleur, terninhos ou pantalonas leves e sofisticadas.

Finalizando, os sapatos têm saltos altos e as bolsas podem ser média, para o dia, pequena, para a noite, sempre em cores neutras e materiais discretos.

 

Passeio completo,  traje social ou social completo

Ocasiões: Jantares, coquetéis, óperas, concertos e grandes eventos.

Agora a coisa ficou mais séria e é preciso mais atenção e refinamento ao se vestir!

As senhoras usam vestidos ou tailleurs mais chiques, de tecidos nobres como crepes, sedas, veludos e bordados. Podem ser usados vestidos, saias e blusas em materiais refinados como musseline ou seda. As bolsas são pequenas, os saltos são altos e as meias, imprescindíveis.

Finalizando, os acessórios podem ser joias, xales, echarpes. Cabelos, unhas e maquiagem devem estar impecáveis, sendo que as pérolas são super adequadas para a situação.

 

Black-tie, rigor, habillé ou tênue de soirée

Ocasião: Festas glamorosas, como comemorações especiais, recepções e casamentos.

Neste caso, podemos usar vestidos longos ou curtos, sempre sofisticados em tecidos luxuosos como shantung, georgete, tafetá, cetim, metalizados, brocados e adamascados.  Como agasalho, pode-se usar xales ou estolas do mesmo tecido do vestido.

Se as jóias forem bem chamativas, use vestidos em cores mais neutras, destacando, assim, as jóias. Se o vestido for muito trabalhado, aposte em jóias mais discretas! Sapatos de salto e meias finíssimas e as bolsas devem ser pequeninas.

 

 

Agora que já tem todas essas informações, corra para seu evento sem medo de ser feliz! Aproveite e arrase!

 

 

Viviane Mendonça
vivianempjf@hotmail.com

Image and Style Consulting Duas Marias Consultoria® de Estilo | Especialista em Análise Facial | Membro da AICI | Mãe de duas Marias e esposa do José